sábado, abril 11, 2009

Ganhei uma Cataplana


Em casa da minha madrinha há várias, de diversos tamanhos e ainda há dias ajudei a cozinhar um cherne legítimo, utilizando dois destes utensílios de tamanho girante, refeição que chegou para saciar 12 pessoas e ainda sobrou.

Tendo na altura manifestado interesse em adquirir uma, a madrinha logo se apressou a comprar-ma!

Decidi que hoje, Sexta Feira santa, o almoço a dois seria "nero na cataplana", mas quando ontem me apercebi que teria de remover a camada de verniz que trazia de fabrico, fiquei indecisa se deveria usá-la ou mantê-la como peça decorativa.

Optei por por prepará-la para cozinhar, seguindo as instruções, mas a tarefa não foi fácil, e mesmo com a ajuda do manel, ao meio dia a cataplana continuava inoperacional, pelo que resolvi cozinhar num Wok e o efeito foi o mesmo.


O resultado final ficou um primor e o sabor delicioso, só não mostro, porque a minha máquina viajou há dias para Barcelona e ainda não voltou (ainda tirei umas fotos com o TM mas não tenho instalado o programa para as transferir para o PC eheheh)

Mas agora que já não posso voltar atrás na decisão, estou mesmo arrependida da opção que fiz ... um dia destes ainda compro uma "cataplana decorativa" e acho esta peça, "mady in Portugal" indíssima e ficava muito bem cá em casa.


22 comentários:

Carlos II disse...

Apraz-me registar em primeiro lugar que, andas a matar a fome aos romenos aí na terra. Lamento por outro lado não te poder emprestar a minha máquina fotográfica porque, moro longe. Quanto à cataplana bem vistas as coisas o que tem a ver com a quadra? Não sei porquê mas gosto mais da da primeira, mesmo que a minha escolha não me seja atribuido um prémio, sei lá, uma visita à região dos 3 castelos, que aliás, comheço muito bem.

Teté disse...

Tenho uma em alumínio, que ficou feia após o uso. Mas o conteúdo costuma sair bom, de modo que é o que interessa...

A tua máquina viajou duas vezes para Barcelona, eh, eh, eh! :)))

Beijocas e Feliz Páscoa aí pelas tuas bandas!

Anónimo disse...

Tu fizeste uma promessa de nos pores a babar,com as tuas façanhas,hein???

Pois fica a saber,que estou a chegar dum belo repasto e só bastou sentar-me enfardar e dizer no fim ISTO ESTÁ BOM,,,,com cataplasna ou sem....

A proposito,essa coisa não é uma panela um pouco mais sofisticada??,,,C`um raio de utinsilio sou uma naba,agora do efeito do menu,isso agora...
Estás a arranjar maneira,que os cometadores organizem uma excursão ao teu lar doce lar para provar teus acepipes

Um abraço:pandora_box

Victor S. Gomez disse...

Feliz páscoa. abraços

Zé do Cão disse...

Por fazer petiscos destes agora compreendo a razão porque a "barraca abana".Não há orçamento que aguente.
Cherne? Rico paladar...
Cá o Zé contenta-se com uns beseguitos e é um pau.
Quanto à cataplana, a Teté tem razão, de alumínio faz o mesmo efeito.

Biquinhos

Pascoalita disse...

Olá, Carlos :)*

Quanto à máquina fotográfica, tens portador ... o meu caçula foi passar uns dias à praia dos teus ehncqantos e regressa hoje eheheh

Creio que não tem a ver com a quadra, mas é que não sei fazer folares e cá em casa também ninguém aprecia. Ovos de chocolate e amêndoas já comi mais que a conta.
Região dos 3 Castelos? Só conheço a praia, aquela que fica junto à da Rocha e onde não vou há quase 20 anos eheheh

Pascoalita disse...

Teté

Pois ... se tivesse seguido a sábia sugestão de um AMIGO, tinha ficado com esta tal como a rrecebi e compravqa uma em alumínio ou inox para cozinhar.
Mas olha que o peixe no Wok ficou igualmente bom.

Já cancelei uma das "viagens da máquina" eheheh

Jinhos e obrigada pelo reparo

Pascoalita disse...

Pandora_box

Hummm não se se acredite que babes assim por tão pouco eheheheh

Pois acredito que te regales com um bom repasto, sobretudo quando outros tiveram o trabalho de cozinhar, né? Bem sei o que isso é eheheh

Uma excursão à capital? E que tal uma "peregrinação a pão e água" para redimir dos pecados? eheheh

Bjs

Pascoalita disse...

Obrigada Victor S. Gomez

Uma óptima Pascoa também para si

Pascoalita disse...



O cherne é caro sim, mas não se come todos os dias! Na ocasião festejávamos os 72 anos do padrinho eheheh

Beseguitos são besugos? eheheh

Pois fica sabendo que no tempo da sardinha e do carapau (quando ambos são bons) não os troco por nenhum outro.

jinhos

Cusca Endiabrada disse...

Xiiiiiii

Chamas cataplana àquela coisa ali em baixo? A mim parece-me um pote de conserva duma coisa que nem me atrevo a dizer o nome eheheh

Laura disse...

Tenho uma Wook e cozinho muito nela, cataplana pra qu~e? o marisco fica na peixaria ao preço que está..na wook faço petiscos asiáticos com galinha, carnes que são uma maravilha, ah, mas é linda, muito brilhante, eu gosto de usar não de por a arejar, ehhhh mas se usas o vernis estala e assim...a de barro é linda...
Na Turkia usavam nos restaurantes para trazerem a comida quentinha prá mesa...boa opção.
Beijinhos.

Anónimo disse...

A pão e laranjas??!!??

Vê lá se te queres candidatar à minha língua de trombono...ponho a tua má reputação na pracia púb lica num instante...

Pão e laranjas..onde se viu,e logo a esta cambada habituada ao salmão fumado e outros acepipes....

Um abraço:pandora_box

Osvaldo disse...

Olá Pascoalita;

Cataplana,... cataplana, mas que raio é isso,... come-se?!...

Bom, se calhar até é bom !.

bjs,
Osvaldo

Conversa Inútil de Roderick disse...

Cozinhar num Wok???
Eh pá! Isto é muito avançado para mim!!!!!!

africana disse...

Olha!Para mim também!ahahahaaha
NUnca me tinhas dito que tinhas um "pote" desses! ahahahaha
Tenho uma "coisa" dessas vai para uns 15 anos e além de nunca a ter usado, dentro dela guardo um sem fim de coisas que nada tem a ver com cozinha!ahahaaaha
Se é que o que eu tenho se chama esse tal de"wok"!
Comprei uma geringonça parecida com isto quando fui a Marrocos,de barro vidrado, mas a parte de baixo, não me parece tão alta e nem sequer sabia como se chamava..

Pascoalita disse...

O meu Wok é exactamente igual ao que podes ver aqui neste site

http://www.all-creatures.org/recipes/images/u-wok-ss.jpg

Vem equipado com uma 1/2 grelha para colocar os legumes sem arrefeceram (suponho que sirva mais para fritos e gratinados)

Espaço do João disse...

Não me venhas dizer que cozinhas-te o Durão Barroso...

Parisiense disse...

Eu também quero........eu também quero........
Já que não tenho uma promestes fazer alguma coisa nela para eu provar quando aí fôr??????

Ahhhhhhhhh.....já te estou mesmo a ver fazer um festim.....hihihihihi

Aproveita estes dias para ires treinando......
Beijokitas

Pascoalita disse...

João

ahahah Pois nunca pensei que um dia o paparia! E não é que o CHERNE é delicioso? ahahahah

Parisiense,

Claro que te faço um pitéu! Mas aposto que tal como eu, não trocas uma boa sardinhada por um petisco na cataplana ehehh

Da próxima vez que cá venhas, faço camarão tigre na grelha ... mas para o lanche ... e tens de prometer que deixas um espaço ao almoço, combinado?

Anónimo disse...

Camarão tigre?????!!!!!???

Ai,Minha rica Nossa senhora,quela mata-me

Não podes ficar como o tal pote tudo nice e mandares-me os bichinhos????

Boa semana,AMIGA..Pandora_box

Laura disse...

Tamém digo; camarão tigre não é para dentes de toda a gentinha...é um senhor bigodes bem avantajado, bem conhecido pela arte d ebem navegar no mar e na mesa... belos tmepos em que os comia quando queria...Beijinhos.