terça-feira, junho 12, 2007

Santo António de Lisboa



Santo António, além de santo casamenteiro, é mais do que um dos Santos Populares. Habituei-me desde muito garota a ouvir atribuirem-lhe o título de padrinho de baptismo dos pobres e pouco bafejados pela sorte.

É talvez por isso que retenho com algum agrado as brincadeiras à volta da fogueira na aldeia da minha infância, que ocorriam nas noites de 12 e 23 de Junho, véspera de Sto António e S. João.

Durantes várias semanas antes das festas religiosas, armazenávamos molhos de "rosmaninho" e "bela luz" com que se alimentavam as fogueiras que acendíamos no centro da rua e que chegavam a durar até às 4 ou 5 horas da madrugada.

Havia bailaricos, cantigas populares e todos saltavam a fogueira, havendo sempre algum jovem que se disponibilizava para procurar alcachofras que eram deixadas no borralho com o objectivo de testarem a solidez dos namoricos.

Nota: Não encontrei uma imagem de "bela luz" na net, mas é um arbusto semelhante ao rosmaninho, cujas flores têm tom bege claro.


16 comentários:

Laura disse...

Dona pascoalita, bom dia pa você, mas o Santop António está cheio de jurar a pés juntos que não é casamenteiro.
É o Santo das coisas perdidas e ele mesmo disse num livro escrito sob mediunidade que não sabe porque lhe dão essa fama, mas nunca andou a tratar de casamentos. Que faz o que pode, e isso não é o que ele gosta de fazer, assim, andamos a adorar e a convidar o Santo para apadrinhar a boda com o namorado que nos cai na sopa, embora ponhamos um papel com o nome do rapaz que quermos, com água e se estiver visivel casamos com ele, se desaparecer(nada de tinta da china) casamos com ele ehhhhhh, inventamos cada uma. Mas o Santo continua a teimar que não é casamenteiro..e elas a dar-lhe...

Pascoalita disse...

Então Sto António desmentiu que tivesse brincado com as moças a caminho da fonte? Quer dizer que não partiu nada as bilhas às cachopas? Oh! então era tudo mentira!

Laura disse...

Nina hoje tou doentinha de tudo, amanhã escrevo com calma, e nem sabia que ele tinha partido a bilha (qual delas?) na fonte...

Cusca Endiabrada disse...

Mas eu tb ouvi dizer que Sto António ia com a moças à fonte, ajudava a encher as bilhas de barro. Depois, qdo elas as carregavam à cabeça, atirava-lhes pedrinhas e apalpava-as, o maroto!
Mas isso tudo foi qdo ainda era jovem, antes de ser Santo, claro eheheh

Laura disse...

Ora claro está, por acaso nem conhecia a história dele, mas fazia ele bem, ao menos provou os figos para saber o que é e a que sabem.
Claro que depois de homens a coisa é outra, ams eus emrpe fui a favor do amor da expressão verdadeira do amor, e todo homem seja santo ou padre poderia amar e fornicar, que mal tem? havendo amor, ora não pode existir amor sem ter uns encostozinhos, vá lá ninas, qual pecado qual quê?
detesto estas gentes que acham que padre não deve namorar se foram os homens que fizeram essas leis, depois pecam com as mulheres dos homens que vão comungar á missa e têm amantes, ólarila, o padre lá da freguesia d aminha avó tinha uma empregada Brasileira até boa moça, mais tarde encheu a barriga dela, quando já se notava, casacos compridos a tapar, e ia para espanha tinha-os lá e depois ficavam lá à guarda de alguém, ela mandava dinheiro e ia vê-los, hoje vivem cá e pouca gente os conhece, ele confessava e perdoava os adultérios ehhh e cometiaos também, assim, saia de padre e pronto, mas,s antos ou padres são homens...

Pascoalita disse...

ehehehh
Não te esqueças que em trancoso havia um padre que teve um ror de filhos. Quem sabe até não sou descendente dele eheheh

Laura disse...

Atão bai-te ao herdeiro, alguma coisa deve ter lá na caixa das esmolas mana, e dividimos ehhhhh. que mal tinha isso? mas quem sabe, por isso a tua tendêmcia para afzer o bem ehhhhhh...

Pascoalita disse...

Qual bem, laura? O bem que o padre fazia às mães dos catraios? eheheheh

Margarida Silvestre disse...

Já que se falou em Trancoso aqui vai uma página sobre o dito cujo.

http://br.geocities.com/asaport/trancoso.htm

advirtam-se

Pascoalita disse...

Olá, al mutamid (por mim, preferia aqui o Sandokan. Tenho saudades dele :))
Obrigada pelo site de trancoso!
Transcrevo aqui isto sobre o profeta Bandarra:

“Bandarra foi verdadeiro profeta, pois profetizou e escreveu tantos anos antes tantas cousas, tão exactas, tão miúdas e tão particulares, que vemos todos cumpridas com os nossos olhos”.

“Em dois sítios me achareis,
Por desgraça, ou por ventura:
Os ossos na sepultura,
A alma, nestes papéis.”

Pascoalita disse...

Já agora ...
Um pequeno trecho que dali copiei tb sobre o dito Prior de Trancoso, o Padre Francisco da Costa ...

"Citamos este exemplo verídico histórico, arquivado na Torre do Tombo em Lisboa (Arquivo Nacional Português) porque relata as aventuras sexuais dum padre de Trancoso (Beira Alta, Norte de Portugal).

Foi pai de 244 crianças: sendo 143 raparigas e 98 rapazes. Engravidou 46 mulheres diferentes, incluindo a própria mãe!

Foi condenado à morte, mas o Rei D. João II (Príncipe Perfeito) perdoou-lhe a sentença porque entendeu que "naquela região o país precisava de aumentar a população e portanto o padre fez os seus actos a bem para a sociedade"."

Laurinha, já viste como a minha terra é produtiva? eheheheheheheh

Laura disse...

Por isso sai dali tanto ou tanta desmiolada, e mais nem digo ehhhhhhhhhhhhh, já tinha lido sobre isso, ora vez que há males que veem por bem? mas que homem aquele e que força de vida e vontade de pecar ao mesmo tempo que perdoava os outros.
Pascoalita linkas-me essa cusca? e a elite in paris e o carreira para me ser mais fácil lá ir?

Pascoalita disse...

Ahhhhhh afinal queres ter a nina endiabrada sempre à mão eheheh
Eu tb gosto daquela piolha. A propósito, hoje inda lá não fui dizer-lhe um hello e espreitar aquele "Milho charmoso" que ela lá tem eheheh
Mais logo, tratarei dos linck. Agora vou almoçar que já me fartei de bulir hoje

Laura disse...

Quem não adora ver aquela cusca (por vezes acho que sei quem é, outras não! :)
Ela meche com a gente e põe-nos o cérebro em pantanas...

Pascoalita disse...

Laurita,
E não é isso mesmo que nos faz bem?
Lembras-te do que disse à nina africana o médico onde vai a D. Sofia à consulta sobre demência?
Há que ocupar permanentemente o cérebro para manter as céluas activas, de preferências com coisas lindas, não concordas??? eheheheh
Eu cá farto-me de rir com aquela ou aquele "pingente" ... seja lá quem for ahahah

Cusca Endiabrada disse...

Tou fazendo que nem "pescadinha de rabo na boca ... comecei na cabeça e já tou a chegar ao rabiosque (calminha, tou falando em visitar as vossas casinhas, nada de más interpretações eheheh)