sábado, dezembro 09, 2006

A história do Presépio




Há muito tempo, em Groccio, na Itália, São Francisco de Assis estav
a com um problema. Ele não conseguia explicar para os camponeses como havia sido a noite do nascimento de Jesus. Foi aí que ele teve uma idéia genial: pegou um pouco de argila, e com muita paciência moldou vários bonequinhos de barro.

Primeiro, fez um bebê. Em seguida, o pai e a mãe. Mais argila e foram saindo três reis montados em camelos, alguns pastores, um boi, um burrinho e por fim um bela estrela! Depois,
foi só arrumar tudo e pronto: São Francisco havia montado, no ano de 1223, o primeiro presépio do mundo!

Quando os camponeses viram a cena do presépio, eles ficaram muito curiosos: quem eram aqueles três reis montados em camelos? Aqueles pastores, o que faziam ali? E porque Jesus, o rei dos reis, havia nascido numa gruta? Foi então que São Francisco lhes explicou, tim-tim por tim-tim, o que cada uma daqueles bonequinhos representava. Se quiserem saber o resto, façam como eu e entrem aqui: http://www.canalkids.com.br/natal/presepio.htm

12 comentários:

Pascoalita disse...

Dos vários que tenho, escolhi este, por o achar mais amoroso e sobretudo por ser animado :-)

Qdo era pequena, um grupo de miúdos em que me incluía, íamos apanhar musco para ajudar o padre eduardo a enfeitar o enorme presépio da igreja da minha aldeia. As imagens eram as clássicas e tradicionais k todos conhecem.

Ahlka disse...

Ai ai estes italianos que querem tudo para eles, o Stº António, o Cristovão Colombo, o presépio e até a mortalha original de Jesus eles lá têm! :)))

Também me lembro do musgo, os meus pais espalhavam o presépio pela sala toda...Não sei se tenho saudades...

Pascoalita disse...

nós ficamos com as praias e já gozamos! bem, ficamos se o mar deixar, né??? eheheh
ah! e ficamos com o S. Sócrates k duvido k algum outro país o queira :-)

Pascoalita disse...

E por falarmos em história, não entendo como os portugueses, a quem são apontados tantos feitos, se tenham tornado tão inúteis! tão insignficantes!!!

Mas como somos mto bons a escrever história, o mais certo é que também em relação aos portugueses dos séculos 20 e 21, esta relate factos tão ou mais espectaculares e heroicos que os dos nossos antepassados eheheheheheh

Ahlka disse...

Mesmo sem praias, ficará sempre o mar, essa força da natureza..

Vivemos do nada Pascolaita, e isso não é para qualquer nação! ;)

Unknown disse...

Pois é, o meu presépio tem o menino Jesus deitado com duas ovelhitas, diz o meu mais pequeno que assim dorme mais quentinho, o José e a Maria estão a guardar o resto do gado junto ao rio, simulado por um espelho, e os três reis magos estão do outro lado da aldeia, lá bem longe com funções de guardas, porque são muito feios e podem assustar o menino Jesus, também segundo a versão do meu mais novo. Ah é verdade, junto à cama do M.J. está um dedal de costura a fazer de salamandra, para aquecer o ambiente, isto é obra do mais velho.
A minha dúvida agora é se retomo a tradição, ou aceito estas inovações.

:|

Beijocas

Pascoalita disse...

eheheheheh eu sugiro a 2ª hipótese, Jotabê :-)
Eles é que sabem!!! Nós temos de fazer um esforço para acompanhar o raciocínio deles, se não perdemos o comboio. Acredita em mim que já passei essa fase e apesar do esforço, vou msm na última carruagem (e penduradita eheheheh)
1 jinho

Anónimo disse...

....está um dedal de costura a fazer de salamandra, para aquecer o ambiente..,
Bem!!ahhahahahahhaahha, jamais me lembraria de semelhante coisa!!E nós os adultos é que nos temos por inovadores!!Acho mesmo que não devemos perder estas inovações,como diz a pascolaita sofrendo o risco de perder o combóio!!Nunca se sabe...ahaaahhaa
essa tá mesmo boa!!

Anónimo disse...

O presépio da minha aldeia, como passa depressa o tempo...

Abraços.

Laura disse...

A criançada é que sabe e já nos passaram a perna..Boa ideia da salamandra e depois os Magos são feiotes e podem assustar o infante..Acho muito bem que esteja consosante eles gostam..que giro jotinha!!!!Que miudos lindos deves ter!!!!

Pascoalita disse...

Sim, esses putos devem encher uma casa :-)
Sabem que me deu saudades de crianças? mas não ligue, nem me venham com ideias geniais eheheheh

Laura disse...

É que dantes não existia o Tintol..eles usavam o sumo de uva para escrever as rotas maritimas..e quando descobriram que se podia beber e afectava os sentidos..Pois..fomos ao ar..e agora é o que se vê!! bebados a governar um barco que nem Leme tem!!!!