segunda-feira, maio 18, 2009

Quisto sinovial ou artrite?


Em Outubro de 2007, n um post a que dei o título "Efeitos do caruncho" publiquei, em jeito de brincadeira, uma foto da minha mão direita, onde se vê uma leve "deformação" no dedo médio que, segundo a opinião de 2 técnicos de saúde, (um médico de ortopedia e um cirurgião plástico) sem recurso a qualquer exame complementar fizeram o diagnóstico e deram a solução:

- Um quisto sinovial ... faz-se uma pequena cirurgia plástica e remove-se!

Na altura tive duvidas se o diagnóstico estaria correcto, pesquisei um pouco sobre o assunto e recorri ao médico de família, que me mandou fazer exames, mas estes nada revelaram de anormal.

Como a dor era suportável, parecendo na altura uma questão meramente de estética, fui adiando a decisão de o remover,

No entanto, com o tempo passei a sentir também dores nas restantes articulações de ambas as mãos e, esporadicamente, noutras articulações do restante esqueleto. Ainda assim não valorizei e fui deixando o tempo correr.

Mas há cerca de 2 meses apareceu, no mesmo dedo, uma espécie de bolsa cheia de líquido sobre a falangeta, que cheguei a pensar tivesse resultado de eu "apertar" o suposto "quisto" e a situação agravou-se consideravelmente. Agora doi-me a sério!!!

Já há muito que me convenci de que não é uma situação localizada e que o bisturi não resolveria o problema, pelo que em vez de voltar à clínica, correndo o risco de ouvir o mesmo diagnóstico, optei por uma consulta de reumatologia.

A médica que me observou exclui praticamente a hipótese de quisto, inclinando-se mais para "artrite"(?). Aguardamos o resultado de análises e Raio X que fiz há dias. Ao lado o aspecto actual da mão.

A minha mãe costumava dizer:

- A tudo se chega se a vida dura.

Enquanto as minhas "maleitas" se resumirem a pequenas queixas, garanto-vos que não tenciono comprar ainda o bilhete de viagem de "ida" ... gosto daqui e quero brincar por cá mais uns anitos ... nem que a tenha de passar os dias nesta posição eheheh


23 comentários:

Teté disse...

Artrite, artroses, bicos de papagaio (como lhe chamava a minha avó) acontecem, normalmente com a idade. Do que não tinha ouvido falar era dessa "bolha" a acompanhar, mas também não sou médica, né?

Quanto a cirurgias, acho que tem de se ouvir sempre mais do que uma opinião. Porque aos médicos não dói nada, mas todas elas podem acarretar complicações e períodos (nem tão curtos assim) de convalescença e recuperação.

Uma vez um cirurgião quis-me arrancar a unha do pé logo no seguimento da consulta. Andava a arrastar-me com aquilo, com dores, sem conseguir calçar sapatos que não fossem aqueles de rede das velhinhas. Ainda bem que não fui na conversa. Davam-me 10 dias de baixa, mas alguém me indicou uma pedicura. Fui, ela foi tratando, cortando uns pedaços de unha encravados na pele. Mas aquilo voltava a infectar, até que ela me disse que já não podia fazer nada. Mas que passasse por um enfermeiro que ela conhecia. O homem olhou para aquilo e disse: Trocyd! Tem de pôr todos os dias, durante 3 meses ou coisa, porque como a infecção já dura há tempos, tem fungos que a reactivam quando parece já estar curada! Nem foi preciso tanto tempo, nem tive de arrancar unha nenhuma (nem passar pelo ridículo de meter baixa por causa de uma unha do pé).

Enfim, são chatices que vão acontecendo, mas mais maleita menos maleita, o melhor mesmo é ir aproveitando o tempo em que estamos cá por este mundo... :)

Beijocas, nina!

Zé do Cão disse...

Eu li, reli e fiquei extremamente preocupado com a maleita da Pascoalita. Demais, segundo ela, foi observada por 2 técnicos de saúde.
Para tirar a coisa a limpo foi ao ou à Médico/a de Família, que optou por lhe mandar fazer um exame.
Os primeiros eram médicos? se eram porquê, não serem 3 técnicos de saúde?
Vá lá, passares a teres "joanetes" nos dedos das mãos ainda tens muita sorte, porque não calças luvas. Se fossem nos pés estavas desgraçada, tinhas de vir de chinelos para o trabalho. ahahah...

Tadinha dela....

Biquinhos, cura-te depressa. No dedo tens um anel preto? ou é a maleita?

Governador disse...

Tu ainda es muito jovem para comprares bilhete de ida...

Mas já agora onde andaste com o dedo para ele ficar com esse formato?????

E como falas da idade eu concluo que o utilizaste tanto e tantas vezes que por isso ele ficou assim, foi??????

Beijinho

africana disse...

Chiii, e eu a pensar que só eu tinha destas maleitas! ahahahahaha
El é dedo sim dedo não há ali uma "elevação" a mais que me dói como o caraças!Ainda se fosse algo que se visse!Anda pra qui uma pessoa a gemer e quando mostra a causa..ainda se riem e.."isso não e nada,sua maricas"!
Como eu te entendo amiga!Eu já me aprontei a resolver-te o assunto, mas tu não queres!Dava-te a beber uns copitos, deixava passar uma meia hora, pegava dum martelo, PUMBA!Ias ver essa coisa voar dai para fora, ficavas como nova!!
Diz la que não sou tua amiga.
Depois de fazer ao teu, deixo-te fazer o mesmo aos meus! aahahaahhaha

Parisiense disse...

Mas afinal que tens tu no dedo????

Parecem 2 bossas de um camelo!!!!!

Foram os aneis apertados????

Pois é isso a mi não acontecerá pois não tenho aneis....ahahahahah

Eu sei linda que isso deve doer, mas vá aguenta até saberes o resultado e a ver o que o medico diz.

E eu no teu lugar não aceitava a proposta da Africana.....olha que ela não é muito certa e ainda te corta um dedo da outra mão....ahhahahaha

Beijokitas

empregadita disse...

Tens sempre a solução de cortar o dedo e dar ao cão... :):):)nunca mais te doi!
rápidas melhoras!

Anónimo disse...

AH....porra
A única coisa que pensei foi:
Era gaijinha pra pegar naquele esqueleto,depois pensei,,,pego o caraças, "atão" num é que a figurona encheu-me o bandulho com sopa ripada e esconde a lagosta ~e só a apresenra depois de eu estar farta ducarduuu(caldo=sopa à moda do Minho)
Cá para mim estás a precisar duns esticões a esse dedo,como quem diz umas massagens.
(esta a sério:pelo q oiço a melhor maneira é ouvires mais q uma opinião)
Tem uma boa semana
pandora_box

Anónimo disse...

Gargalhei com vontade à custa do Zè do Cão---o safado a rir do teu anel

Olha que tu tens aqui um NAIPE de catitas que vou-te contar...

xi-coração: pandora_box

Pascoalita disse...

Teté

ahahahah fizeste-me rir com a história da tua "unha encravada" eheheheh

Uma das perguntas da médica foi se tinha na família, sobretudo nos progenitores reumático degenerativo e não é o caso. Os meus pais faleceram ambos com mais de 80 anos e sem deformações ósseas.

Além disso, levei anso a ouvir o meu médico de clínica geral a elogiar-me por as minhas análises revelarem um tipo de reumático não rfeumatoide eheheh
E agora aparecem estes sinais estranhos ...

Na foto não se vê bem, mas o "papo" sobre a falangeta está feio ... parece que a todo o momento vai abrir e começar a jorrar líquido eheheh
A médica de reumatologia nunca viu nada parecido. Claro que eu tinha de ser original erheheh

Brigada, nina :))


jinhos

Espaço do João disse...

Será o papo duma galinha que está para aí escondida?Uma coisa te garanto, se for de galinha é sinal que vamos ter canja. Eu já não sei quantos papos tenho,joelhos,tornozelos, pescoço, lombares etc.etc.etc. Daqui a pouco estou formado numa capoeira. Não há-de ser nada, com a idade tudo aparece e tudo passa. Beijos

Pascoalita disse...

Ó meu ganda maroto ...

Leu e releu e não entendeu nadika.

Ora vamos lá explicar como se o nino fosse assim muito mas mesmo muito loiro ...

Os 2 técnicos de saúde que referi observaram-me em 2007! Afirmar se são todos médicos, nos tempos que correm acho um pouco arriscado, primeiro não me mostraram a carteira profissional, depois eu não lhes deixei dar provas.

E como o nino sabe, hoje em dia já quase nada é o que parece! Não ouviste a notícia do padre que ao fim de tantos anos a rezar missas, fazer casamentos e baptizados, se descobriu que era fraude? Não era padre coisa nenhuma ahahaheh

Bem, A dita médica cirurgiã, pelo menos experiência de uso de bisturi deve ter bastante, pois conheço muitas mulheres que nos anos 80 e 90 se submeteram a cirurgia para delinear a silueta na tentativa de ficarem mais bonitas (por que será que não ficaram? Bem, era cada camafeu eheehehe

Pronto! Eu faço-te a vontade ... O 3º médico, de família obviamente também é "técnico de saúde" e por sinal simpático e jeitosão ... só não me dá muito jeito ir às suas consultas porque é na malveira e eu trabalho em Lisboa, como sabes.

Mas já lhe prometi que quando me aposentar, o deixarei cuidar de mim dos pés à cabeça e assim cuidará de todas as mazelas que eventualmente me surjam em qualquer ponto do esqueleto eheheh

Joanetos? Já tenho! Ou pelo menos estão em formação eheheh só que por enquanto, como não me dão chatice, não lhes dou confiança eheheh

"cura-te depressa. No dedo tens um anel preto? ou é a maleita?"

Eu dou-te a maleita! Ri-te ri-te que ainda te aparece um "papo" igual no dedo que mais falta te faz eheheh

jinhos, nino Zé ...

Fizeste-me rir num dia em que cheguei do trabalho com os nervos em franjas ... imprópria para consumo :))

Pascoalita disse...

Ó senhor Governador, só uma perguntinha se não foi indescrição ...
Por acaso é familiar duma certa Cusca endiabrada que costuma andar por aqui?

É que essa cusquice parece-me coisa de GENES :))

E já agora o senhor governador sabe a minha idade? E ainda que saiba, pode dizer-me qual a idade E o senhor está quase de partida?

Sobre a pergunta, não lhe parece a mesma pouco apropriada? Tem a certeza que gostaria que eu revelasse aqui e agora todo o uso a que o terminal já foi sujeito?

Pois não o farei para o poupar a tal enfado :))

tenha uma boa noite, de preferência com sonhos azuis eheheh

Pascoalita disse...

ahahah olha a minha vizinha do 4º Dto eheheh

Olha tu não me tentes! Pensas que já não me ocorreu passar na sala em frente e usar a guilhotina?

Só que é daquelas coisas que não dá muito jeito fazer sozinha, até porque mão sou canhota como, Mas podemos fazer a experiência primeiro nos teus terminais que estão mais necessitados de serem limados eheheh

Pascoalita disse...

parisiense disse:

"E eu no teu lugar não aceitava a proposta da Africana.....olha que ela não é muito certa e ainda te corta um dedo da outra mão"

Calhar ela é a grande culpada de ter ali aquela "bolha"

Imagina que me convenceu que um apertão resolvia o problema caso fosse um "quisto sinovial" e eu, fui na treta dela e durante dias apertei-lhe o pescoço.

Vai daí ... eheheh

jinhos

Pascoalita disse...

Olá nina empregadita :)*

E depois emprestas-me o teu sempre que dele precisar, não?

Com amidas assim ...

jinho grqande, nina ... gostei de te ver por aqui.

Pascoalita disse...

intruso

retribuo o sorriso

Pascoalita disse...

Pandora_box

Isto é das melhores terapias para relaxar, menina :))

No fim de um dia de trabalho desgastante, em que chegamos estoiradas, na falta da tal massagem, umas boas gargalhadas entre AMIGOS fixes é dom melhor!

Ficamos prontas para o soninho dos ANJOS eheheh

Ai tu pensavas que te servia os carabineiros como entrada, não? Não querias mais nada ahahah

jinhos a ti

Pascoalita disse...

Olha o meu amigo joão eheheh

Tás a sugerir que isto pode ser um ovo? eheheh

O mais estranho é que 2 dos ninos que trabalham lá na minha sala cómico, ambos uns garotos comparados comigo têm cada um deles seu "papo" semelhante.

Eu até já disse que vou usar o meu para pedir reforma antecipada (sem penalização) devido a incapacidade por doença profissional" eheheh

jinhos a ti "joão dos mil e um papos"

O Encapuçado disse...

ahhh tantos médicos a darem o seu parecer, ora, o que a nina pascoalita tem é que desde que nasceu, a nina ainda chucha no dedo, deve ser siso...mas, ovos? ahhhhhhh Beijinhos.
o Presidente já foi lá atestar o certificado, e a pandorinha, pelos vistos, conhece-o de pequenita...ahhhh

Anónimo disse...

Logo que o PAPO,não desça para lugares impróprios....vamos indo.

Mas reparei que tu és eximia a espremer papos...

Como diabo hei-de ganhar tino,com esta raça humana..

Balhamedeus!!!

um xi_pandora_box

Pascoalita disse...

Laurita,

Este dedo tem sido tratado com muito carinho, menina! E costumo dizer como o outro, o tal a quem as vespas morderam num certo sítio ... se ele ao menos inchasse todo por igual, nem me queixava ehehehheh

Menina Pandora,

Bem, dependendo do local e das consequências que acarretasse, assim me decidiria a acabar-lhe com a raça ou a considerá-lo uma benção eheheh

Éh pá! Tens razão, sorry :))
Aqui não se aprende nada e se te manténs por cá muito tempo, ainda esqueces os 7 mandamentos que aprendeste na catequese eheheh lá fica comprometido o teu lado angélico eheheh

jinhos

Anónimo disse...

Sabes, Pascoalita
A sorte desta coisa(asneiredo),,,é que no meu rico tempo entre as mensageiras de Cristo(freiras e padres)...eu fiz de tal ordem depósito(como os camelos) de rezas e afins,que nesta hora do campeonato esse depósito safa-me..e depois,tu sabes AMIGA,não é verdade que Deus fez os seus filhos à sua semelhança??...ora aqui tens um exemplo vivo da forma.quem o mandou??
Bom fim de semana
pandora_box

Anónimo disse...

Querida, Deus queira que não seja artrite...Sofro do mal há catorze anos, não tem nada a ver com a idade, viu, até crianças tem, porém com sintomas diferentes, até curáveis. Ao contrário da minha, a Artrite reumatóide, que já está crônica, como a maioria, mas controlada, com uso de medicamentos específicos prescritos pela minha médica. Sofro de dores, mas consigo ter vida normal, trabalho, dirijo, faço os serviços domésticos e muio mais. Confesso que no início quis até abreviar a ida ao outro mundo, mas pra minha sorte, encontrei médicos de verdade. Boa Sorte.

Marta - Manaus - Brasil