domingo, maio 24, 2009

A culpa é da ASAE



Hoje voltei à Ericeira, porque há dias esqueci de comprar uma coisa que tinha prometido trazer de lá à madrinha. Deixámos o carro em S. Sebastião e caminhámos junto ao paredão até à praia do Sul, a minha preferida na época das banhocas.

Tanto no centro, como nas várias esplanadas à beira mar por onde passava, ia olhando a tentar vislumbrar sinais de tremoços nas mesas, mas nem sinal deles.

O diálogo que se segue teve lugar numa esplanada perto da Praia do Sul, onde costumo sentar-me no Verão.



- A senhora tem tremoços?
- Não, não temos.
- Apetecia-me uma imperial, mas sem tremoços não quero.
- Sabe, a culpa é da ASAE que não nos deixa vender o tremoço tradicional português. Impõe-nos que vendamos tremoços embalados e se forem espanhóis tanto melhor e para vender trampa, eu optei por não vender nenhuns.

- Bem, então digo como a outra ... se não há tremoços, sirva-me um copito de aldeia nova. Opps!!! Queria dizer uma água sem gás.

O meu hortelão ria-se pela minha insistência e repetia: - Bebes a cerveja na esplanada, passas no supermercado e compras os tremoços ... junta.se tudo lá dentro eheheh
- Ora bolas! Se não há tremoços, também não vou perder tempo na esplanada! Vou à loja de artesanato que foi para isso que vim.

E antes mesmo de tentar cumprir a missão que ali me levava já me tinha perdido de amores por este Santo Antoninho, que obviamente acabei por trazer comigo eheheh














À direita a encomenda, um "porta-guardanapos" idêntico ao que comprei em Sesimbra no verão passado, que a madrinha viu e achou que combinava bem com a casa de Cascais, pelo que me comprometi a comprar-lhe um igual.


17 comentários:

empregadita disse...

Gostei em especial do Sto António...ando para comprar um há muito tempo....mas ainda não me dispus a tal! Quantos aos tremoços....tá-semeparecendo que não vendem porque são indegestos para os srs. da fiscalização, logo eles resolveram o mal pela raíz........na autorizam e pronto, assim ninguém se tenta, nem com a surbia, nem com o camarão dos pobres! :):)

Laura disse...

Ahhh, comes os tremoços e bebes a imperial, junta-se tudo lá dentro. Tá feito, que bela ideia...
O santantoninho mai-lo toninho, são lindos, e o porta guardanapos, uma bela peça decorativa com utilidade... Bom passeio e que bom que o sol convidava. Hoje aqui o frio e a chuva não se resolvem a ir embora. beijinhos.

Parisiense disse...

Ora nem mais, se não há tremoços não há imperial....nisso concordo contigo.

E olha que o porta-guardanapos é muito bonito.....gosto das cores garridas que tem.
Acredito que só pelo passeio, já valeu a pena a saída.
Beijokitas

Pascoalita disse...

Olá, minha querida empregadita :)*

Certamente aconteceu-te o mesmo que a mim ... passei pela Adega e só vi "teias de aranha". Fiquei tão triste que virei costas sem deixar ao menso um belhetinho.

Mas prometo voltar

Pascoalita disse...

Laura,

É incrível! Não encontrei um sítio que service tremoços.

Já reparaste que as coisas boas estão a desaparecer e em seu lugar impingem-nos trampa?

menina, que saudades dos tremoços que eu, em menina, vendia na feira.

Pascoalita disse...

Pois é ...

E afinal a culpa é da ASAE! E como sempre, quem se lixa é o mexilhão. Eu não comi tremoços, mas o snak deixou de vender 2 imperiais.

Carlos II disse...

Oh a questão dos tremoços! Já há tanto tempo arredada do debate da sociedade portuguesa, com ou sem ASAE. Deve ou não deve ser servida a "imperialzinha" com os ditos? Um debate que certamente como muitos, nunca se chegaria a uma conclusão plausível.

Gosto muito de artesanato e já gastei muitos euros com essas peças mágicas.
A minha última aquisição, o "diabinho" da neta da Rosa Ramalho, partiu-se. Só não despedi a senhora da limpeza, porque o marido está desempregado. Raios parta a mulher que destruiu uma das melhores peças que tinha.

Colecciono também pratos.

Beij.

Teté disse...

Estranho, aqui em Benfica ainda há tremoços e à borla, nas cervejarias. Nas esplanadas é que nem por isso. Da proveniência é que não sei...

Quanto à ASAE e àquele não sei quantos George, permito-me não dizer o que penso dessa gente que gosta tanto de velar pela nossa saúde, como se fossem nossos paizinhos! Até porque este é um blog familiar, e ficava mal dizer uns quantos palavrões!

Gostei do artesanato!

Beijocas, nina!

Anónimo disse...

Anacá....paletes de tremoços...tunga!!

Quem precisava dum stº Antoninho igual,é a Laurinha,pois não é verdade que é patrono do Amor??...a ver se dava um EMPURRÃOZINHO,ali ao Tony das meiguices,porque mete água para caramba de tanta natação.

Mas olha lá!..pelo menos a água del cano soube-te bem??
um abraço:pandora_box

Ahlka disse...

Ora Viva! :D
Vim matar saudades num intervalinho, pena é não haver tremoços, adoro tremoços, proibo-me a mim própria de comprar tremoços...É compulsivo, não consigo parar.
Um dia destes (..Bem.. para dizer a verdade, já foi há uns meses), vi um casal de idosos na zona de refeições do cascais shopping, cada um com sua imperial servida no local e uma caixinha de tremoços que tinham comprado no hiper...Estranhei e até invejei a pacatez daquele casal, que no meio de tanta confusão conseguia recriar um ambiente próprio.
Depois de te ler, imagino que aquele casal tivesse passado pela mesma situação que tu e posto a imaginação a funcionar ;

Oliver Pickwick disse...

Como em qualquer lugar do planeta, entidades fiscalizadoras jamais fiscalizam as coisas que realmente merecem verificação. E para justificar seus empregos, atacam os inofensivos tremoços.
A propósito, tremoço é um grão, não é?
Um beijo!

Laura disse...

ahhh pandorinha, o que me ri contigo. Confesso que me fez bem este rir e sorrir, és cá um achado pariga, nem sei como há gente como tu, uma maravilha a gozar com tudo e todos, o antónio coitado, deve estrar meio afogado, ou ficou entalado com a lamechice do poeta Javier, nunca mais deu à costa...beijinhos, adorutu.

Laura disse...

Pascolaita, ahhh bota pra cá o santantóninho, pra ajudar, mas, ouvi dizer que ele é mais o Santo das coisas perdidas, mas, posso sempre dizer-lhe que perdi o meu António...deixa lá ver se ele me ouve...ah, o que me rio com a pandorinha...que rapariga tão fixe..beijinhos.

Governador disse...

Se quiseres vir até á minha humilde mansão eu dou-te tremoços e não só!!!!!

Lá te garanto que a Asae não entra...

Beijinho

Pascoalita disse...

Carlos,

É pena que o artesanato seja ainda mais caro que os livros :)

os meus "amigos de 4 patas" já me partiram várias coisas de que gostava :(

Bom fim de semana


Teté,

Sorte a tua, menina! Olha que tenho reparado que já se vêem pouco mesmo na capital.

jinhos

nina Pandora_box

Agora fizeste-me rir eheheh
Mas este Santoantoninho ainda não faz milagres, nina!!!

Pascoalita disse...

Olhem a menina Alkinha eheheh

Hummm ouviu falar em tremoços e correu, foi?

Pois aí está como por vezes coisas tão simples nos podem proporcionar momentos agradáveis. Sou bem capaz de fazer isso um dia destes ... levo tremoços de casa e vou beber uma imperial à cervejaria eheheh

jinhos

Laura, deixa o mocinho crescer! Antes de virrar casamenteiro, ainda tem de "partir muitas bichas às moçoilas" eheheheh

Pascoalita disse...

Oliver Pickwick

olha aqui tremoços

http://3.bp.blogspot.com/_9wqIAbSDSwc/SFfVmWogBKI/AAAAAAAAAOY/WP32gGpyp0E/s320/untitled.bmp


Senhor governador,

O senhor serve cerveja com tremoços no seu harém? Hummm está quase a convencer-me a aceitar esse convite :))