domingo, maio 17, 2009

Sabores antigos ... vai um "caldo ripado" ???



Ultimamente fala-se muito nas vantagens de todos possuirmos uma "horta" e como acontece neste tipo de coisas, de repente todos parecem entender do assunto, até aqueles que ainda ontem pensavam que as batatas cresciam nas árvores ou faziam gala em dizer que não conheciam o ancinho até tropeçarem no dito e lhes escapar algum palavrão que os denunciasse eheheh


Pois muito antes de mentes brilhantes virem à tv incentivar o pessoal ao cultivo da horta, já o meu hortelão dedicava o seu tempo livre a cuidar de frutos e legumes. E embora confesse não ter a sua motivação, nem a mesma disponibilidade, não deixo de dar o meu contributo ... ele semeia e cultiva, eu procedo à colheita eheheh


Ainda ontem, senti vontade de comer uma sopa à moda antiga, aquilo que na minha aldeia chamam de "caldo ripado" e lá fui eu ao quintal colher meia dúzia de folhas de couve galega, ou "couve de pescoço comprido", termo que desconhecia e ouvi há dias pela 1ª vez ao nino Zé do cão eheheh

Não tem qualquer ciência. Faz-se um vulgar creme que pode incluir cenoura, abóbora, nabo, batata. Coze-se tudo e reduz-se a puré. Por fim junta-se a couve e tempera-se de sal e azeite. Fica ainda mais saborosa se lhe juntarmos grão ou lentilhas, ou uns cotovelos (massa).

O melhor "caldo ripado" que recordo, incluía um punhado de feijão manteiga demolhado e pelado que cozia com os legumes com que se fazia o creme.

A primeira tigela é para a nina Pandora_box que embora não tendo acertado na pergunta do post anterior, há muito me pede algo que se coma.

Nina, serve um "caldinho ripado"???

10 comentários:

Zé do Cão disse...

Eu cá acredito que a sopa esteja um regalo. Espero que não tivesse algum caracol desprevenido e que não tivesse escapado da panela.
Convido aqui, agora e já a Pascoalita, Laurinha e a Caixinha de surpresas, para irmos os 4 almoçar (eu pago)num sábado ou Domingo ao Sobreiro, comer um cozido à portuguesa.
Eu sei que é comida de inverno, mas lá fazem mesmo no verão.
Está lançado o desafio.

bj.

Anónimo disse...

Caraças!!!!!!!!

Acertaste!..sou uma apreciadora duma boa sopa,,e da ripada,faço muitas vezes,com feijão,acompanhada com um "pedação de broa caseira e a respectiva pinga"e sabe-me muito melhor que um outro piteu(não abuses,olha que aquelas guloseimas que nos fazes o favor de partilhar,tb marchavam...
Mas lindo,lindo seria eu tu e a malta cá desta Paroquia(iihhi..imagina a Laurinha,Cusquinha e Zè do Cão e todos/as..enfim)...>à volta do panelão a ver que melhor desatava a lingua de trapos...
Que dizes ao desafio ali do amigo?..(nesta altura confesso,q o trabalho é demais:tempo de eleições e depois formações)....mas....
Onde é o Sobreiro???

beijos..beijos...e faz o favor de ter uma bela semana.
pandora_box

Cusca Endiabrada disse...

Hoje não é o meu dia de sorte :(

- Não vejo a minha tigela de caldo,
- O Zé do canito não contou comigo para o cozido no Sobreiro,

Seus amigos da onça!!!

Não fosse a Pandorinha lembrar-se de mim (também, pudera ... deve ser dada a risotas como eu eheheh) e vocês deviam fazer uma figura triste à volta da panela.

Pandorinha, O Zé do Canito refere-se ao espaço do oleiro José Franco, onde tem uma mini aldeia com figurinhas de barro e há sempre pão com chouriço acabado de cozer.

Fica perto de Mafra e eu já lá fui 2 vezes, por sinal sempre bem acompanhada.

Deixem eu descobrir o dia do v/almoço a ver se eu fico em casa! É o ficas eheheh

Espaço do João disse...

Ha...E eu? Não posso receber um caldinho. Tanta fominha tenho passado. Desde a única vez que nos encontramos que não como nadica de nada. Beijo amigo. João

Laura disse...

Ai que bom, almoçava já aqui, se a panela a isso se prestasse...colher, eu sei onde fica a cozinha e os armários da tua casinha linda, ehhhhhhh...o pandorinha, até iamos ná, mas, essa é longe demais pro meu bolso...mas que caía bem um almocinho, isso sim, só que, ó zezito, eu ando a modos que, menos comezainas e mais andanças a pé, já perdi uns kilitos, mas, de cada vez que tiro uma foto, tenho de continuar, a dita dietinha, ou seja, tiro à boca e deixo ao tacho...sou mesmo uma gordita do caraças e fico feia, tão feia que já mal me posso ver, arre...e tu prometeste vir cá e eu feliz por, enfim, conhecer o nosso zezito e...a pandorinha até está pertinho, sei que tem uma vida de trabalho, mas eu raramente vou para aqueles lados, e claro que gostava de abraçar essa nina escorregadia...
Ah, pascoalita, rica sopinha e fçao muitas vezes, só que...sem a danada d abatata que a neide não deix apor batata na nossa sopa, nem às escondidas, porque? se sente e sabe a batata...Beijinhos.

Pascoalita disse...

Zé do cão

Um coxzido no Sobreiro? Hummm ia de boa vontade. O único senão é que, como o meu hortelão fica toda a semana sozinho, aos fins de semana não o deixo nunca para trás.

Mas se quiserem mudar o local de encontro, por exemplo para a zona centro do país para ficar mais acessível a todos, e para um dia de semana, torna-se mais fácil de pro em prática.

jinhos

Pascoalita disse...

Pandora

Conheces mesmo sopa de couve ripada? Tem piada! Olha que em Lisboa nunca encontrei ninguém que conhecesse o termo, nem nunca me serviram uma sopa dessas no restaurante.

Pronto! Já que a menina não se mostrou esquisita e papou a sopinha toda, já posso servir o camarão tigre que tinha escondido.

Ou será que lhe deu o cheiro e a rapidez a comer a sopa não passou de estratégia? eheheheheh

Óptima semana, menina :))

Pascoalita disse...

Cusca endiabrada

Não chores. minorca.

Eu não me esqueci de só pensei que pelo contrário até te libertei de comer a sopinha porque tens ali um pitéu ... uma pizza tropical acabadinha de fazer.

Pascoalita disse...

Oh! Coitado de ti, João :(

Então quer dizer que há meses não metes nada na boca? E ainda te aguentas em pé?

Não me digas que a culpa é da tua neta endiabrada que prometeu fazer-te companhia e nunca mais apareceu.

Boa semana

Pascoalita disse...

Laura

Da maneira como o Zé falou, até parece que o Sobreiro é logo ali ao virar da esquina, né? eheheheh

Isso é bom para ele que é jovem e não tem que dar contas ao patrão.

Mas um cozido à portuguesa ia a calhar e olha que não é das coisas que mais engorda. A propósito, reduzi mais 1 kilito :))

E se fosse na terra dos pasteis de tentúgal? Seria viável para ti?

jinhos