quarta-feira, maio 09, 2007

Casinhas típicas Portuguesas



Hoje mostro-vos a minha colecção de "casinhas típicas portuguesas".

A foto é de fraca qualidade, porque usei a câmara do telemóvel e a disposição não é a mais apropriada. Tentarei arranjar tempo e ordená-las, de modo a dar melhor a ideia da região a que correspondem.

Procurem as casinhas da vossa zona ... falta a correspondente ao "Baixo Alentejo" e uma casita "Açoreana" (na altura em que comprei esta colecção, estavam esgotadas no "mercado imobiliário" eheheh)

Cliquem na imagem e vejam os pormenores :o)

28 comentários:

Ahlka disse...

Huumm falta aí uma casinha de xisto, tenho de te arranjar uma ;)

L.S. Alves disse...

Com certeza falta a casa açoreana. Se tivesse uma ai eu teria reconhecido. Este pedaço aqui é cheio de descendentes dos Açores.

Grilinha disse...

Que belo condominio :)

Laura disse...

Eu adoro casa e casinhas e já nem te lembras de continuar a procurar a cabaninha pá laurinha...

Pascoalita disse...

Ahlka,
Mas eu tenho ali uma casinha da zona do xisto! Atão não é a casinha do meio da fila à dta? Plo menos está identificada com a zona "Beira Beixa". A foto é que está péssima.

Tens razão, Alves. Tenho de procurar uma casinha açoreana que na altura não encontrei. Gosto destas miniaturas. Mas o país está mto descaracterizado.

Pascoalita disse...

Olá, Grilinha :)
Pensei que ias dizer que não estava aqui representada a tua casinha ... tenho de colocar aqui um "caixote" (é o que o meu marido chamam aos apartamentos da cidade eheheh)

Pascoalita disse...

Alves,
Uma casita tipica dos açores está aqui Uma verdadeiramente típica açoreana está aqui:

http://www.nea.ufsc.br/fotos/8_acor/images/grupo_acores_jpg.jpg

Pascoalita disse...

Pronto! Uma cabanita prá laurinha

http://www.venezuelatuya.com/andes/bocono/cabana.jpg

Espero que gostes

Pascoalita disse...

Mais uma cabanita pra laura
http://www.jaguarreef.com/assets/images/resort/lodge8.jpg
Nota: as extensões não aparecem mas são "jpg"

L.S. Alves disse...

As minha não linkaram, mas tudo bem. Se a foto era da UFSC eu já sei onde tiraram. Porque essa ilha eu já revirei de ponta cabeça.
Beijos pra ti.

Ahlka disse...

Atrás da branca, já vi! :)

Também não consegui visualizar a dos Açores (dá erro).

Bom dia de sol! :)*

Pascoalita disse...

Pois ... a branca é a algarvia :)
Como sou uma impaciente, tirei a foto um dia à tardinha, com pouca luz e sem me aperceber que umas casitas escondiam outras eheheh
Ah! inda tenho mais 2 casitas: uma é minúscula e deves conhecer ... é a casa de Cafka e foi presente do meu filhote eheheh

Laura disse...

Eu tenho preguiça de copiar o link ou lá como se chama aquilo, mas temos que voltar as velhas cabanas de madeira, bons tempos sofridos esses em que nem sabia se para o mês que vem teria um tecto, ai meu coração q e tens aguentado tantas mazelas da vida... Nem sei como estou toda tesa esperando aguentar o novo vendaval que vier..xiça mana que dores sofridas...

Pascoalita disse...

essas já eram, laurita! lembro-me de alguém dizer "o que não mata, torna-nos fortes" (tal como o ditado "o que não mata, engorda" eheheh eheheh

Zeca Paleca disse...

Vem à minha casinha dar-me um beijinho, doce Pascoalita.

http://lusopropsecontras.blogspot.com

Rafeiro Perfumado disse...

Só acho piada a casa de Santana ser considerada típica quando em toda a Madeira existem 3... ;)

Um grande RAUF para ti!

Ahlka disse...

Bom dia, boa tarde! Quase que podia acompanhar-te nessa 'gazeta', mas tenho sempre um diabrete no ombro a dize 'ohló dver!...', maldito diabrete! :)

L.S. Alves disse...

Ahlka se quiser a gente faz um despacho e da um jeito nesse pequeno diabo.
.
Pascoalita, beijos e bom fim de semana.

Laura disse...

Ehhh ólhódver da Alkinha ehhhhh. Tadinha, o chefe nem a deve deixar andar à vontade, mas ela lá se desenrasca ehhhhh.....e o Alves ajuda lá com o despacho ou lá que é isso.... Jinhos a ti e casinhas de evrdade..

O rafeiro falou nas 3 casa de Santana na Madeira, eu vi-as e entrei numa minuscula, aquilo é pa inglês ver e dá resultado ehhhhhhh..Madeirenses são finos pó negócio..Eu estive lá 28 dias e corri tudo de uma ponta há outra, isso em 1979 o nuno tinha 9 mese e começou a dizer aua aua muito depressa à madeirense porque moravamos perto do mar, mas ali na ilha quem é que nem vê o mar?..Tem terras com nomes estranhos, curral das freiras, lombo da vaca, lombo do doutor, e por aí fora..se cais lá em cima o mais certo é caires no mar ehhhhh, mas a beleza e as flores é uma delicia para os olhos e as espetadas para a boca...jinho a ti..

Zeca Paleca disse...

É uma casa portugueza concerteza. É concerteza, uma casa portuguesa.


PASCOALITA LINDA: Ofereço-te umas latitas de PEPSI COLA se comentares o meu post:

" A PENTE FINO " no meu blogue:

http://lusoprosecontras.blogspot.com


Ainda tenho em stock 2 milhões de latas!!!!!!

eheheheheheheh

EM FÁTIMA REZAREI POR TI!
Bom fim-de-semana, PASCOLITA LINDA!

Cusco disse...

Após uma breve ausência venho agradecer a visita e deixar os votos de um bom fim de semana.
Estive adoentado com um pouco de Febre..

Até breve
SE DEUS QUISER!

Pascoalita disse...

Lá voltei a colocar as miniaturas sobre o móvel (costumam estar numa pequena vitrine) e tentei melhorar a imagem, mas creio que não consegui.

Mas se repararem, acrescentei uma grandalhona que não faz parte da colecção (está a trás da casita de xixtos, da beira baixa)e segundo diz a legenda, é uma casa da beira alta)

Pascoalita disse...

Olá, cusco :)
Muito gosto em ver-te.
Brigada, bfs tb e ... muita saúde
:)

Laura disse...

Ó nina já deves andar a afzer mais asneiras (mas desde quando é que tu não fazes asneiras aos fins de semana?) e a fazer o meu gelado que também é sobremesa maravilhosa, a Neide fez para levar para casa da chefe hoje há lá festa na casa de campo linda e vão os que trabalham com ela, acredito que vai ser a melhor sobremesa que vai lá estar. é bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.. Jinhos..e poças logo aparece no msn preciso de falar xiça menina, tenho um recado para te dar do nosso amigo de tal...

Pascoalita disse...

Laurita,
Claro que fiz o gelado! Uma parte de morango, outra de manga ... veremos se não vai parar ao lixo. Estes "fedelhos são mto esquisitos, sabes?" precisam passar uma "barrigada" de fome eheheheh
Suponho que sei a quem te referes. Aliás, vou ver se tiro um pouquinho de tempo para lhe escrever, pois parece-me um pouco tristito.
jinhos

Tozé Franco disse...

Houve uma altura em que não ia a lado nenhum sem comprar uma miniatura. Devo ter mais de 120 de vários lados.
Um abraço.

Pascoalita disse...

Olá, Zeca Paleca :)
lamento não ter a tua vida nem a tua pedalada pra te acompanhar nessa corrida eheheh

Tozé Franco
Tenho umas coisitas dessas (bugigangas, como diz o meu marido eheheh) houve uma altura que coleccionava "famílias de animais" e chávenas.
Boa semana

Anónimo disse...

Ola boa tarde
Despertou-me curiosidade o facto de coleccionar casinhas, e como estou a fazer uma base de dados para o programa Contacto, da SIC, se puder envie-me o melhor contacto para podermos ter na base de dados do programa, pois em qualquer momento pode surgir interesse da nossa parte em tê-la como convidada.
Melhores cumprimentos
luisde.freitas@gmail.com