sábado, abril 10, 2010

O Folar da Avó Ana


Um pequeno texto, humilde contributo com que participei na Blogagem Colectiva do mês de Abril, na Aldeia da Minha Vida, desta vez alusivo ao tema "A Páscoa na minha Aldeia". Os textos participantes podem ser lidos, comentados e votados aqui.

(Imagem da Internet)

Da Páscoa da minha infância, na aldeia, de onde saí muito cedo, guardo apenas vagas recordações. Resumem-se a lembranças que envolvem actos religiosos e em que as crianças aproveitavam a pausa escolar para correr pelos campos e desfrutar dos primeiros sinais da Primavera.

Foi já na capital, onde vivi a minha adolescência, que me familiarizei com alguns costumes usuais da quadra e que até ali pouco me diziam ou simplesmente desconhecia, como seja por exemplo a tradição da oferta das amêndoas aos afilhados.

No 2º andar do prédio onde eu habitava, morava uma senhora alentejana, de Ferreira do Alentejo, com duas netas mais novas do que eu, que ao primeiro contacto, me adoptaram e com quem passei excelentes momentos.

A avó Ana era daquelas senhoras, tipicamente alentejanas, que tinha sempre a porta aberta e mais um lugar à mesa e a quem todos recorriam e nos fazia sentir parte da família.

Ainda hoje recordo, com emoção, a primeira vez que a vi colocar sobre a enorme mesa que mantinha sempre aberta na marquise, um tabuleiro contendo 3 douradinhos folares, cada um com seu ovo “semi-escondido”, acabadinhos de sair do forno, um dos quais se destinava à neta emprestada … EU!

O ritual repetiu-se durante alguns anos, tornando-se tão banal que só muito tempo depois, quando a “avó Ana” já não estava entre nós, nos apercebemos, com tristeza, que nenhuma das netas, incluindo eu, aprendera a fazer a receita.


13 comentários:

Zé do Cão disse...

Continho simples, mas extremamente bom pelas saudades da avó Ana.

Ferreira do Alentejo, fez-me lembrar uma passagem que vai dar origem a um conto futuro, passado no Restaurante Pé de Bico, daquela localidade.
E eu a pensar que já tinha esgotado as aventuras
biquinhos

mano disse...

lembro-me da minha infãncia se falar muito no folar e nas amêndoas,e lembro-me muito duma grande tradiçâo que é a queima do judas tradição essa, que é vivida na murtosa, terra para onde irei viver. ainda nesta última páscoa,assisti á sua queima e todos os anos se repete esta tradiçâo.

Helena Teixeira disse...

Olá Pascoalita!
Ai que já estou com fome e ainda falta tanto para o almoço.Esse folar tem muito bom aspecto.
Ah,a menina tem de deixar um pouco as quintinhas,muito trabalho faz mal e cria calos.Vá,uma voltinha à Aldeia, vá :)

Jocas gordas
Lena

Laura disse...

Mas que meninas cabeças no ar, e nenhuma s elembrava de a ajudar, era só papar..tadinha da vó Ana... Nunca fiz desses folares com ovos, a minha mãe não fazia nada disso e eu não vendo, não aprendi mas folar de carnes faço de longe a longe..Um xi, laura

Pascoalita disse...

Xiiiii tem sido cá uma azáfama nas "quintas" do FarmVille que não vos digo, nem vos conto eheheh

Mas em breve retorno, prometo :)*

Entretanto, e4ncontram-se lá para as bandas da fobia pela agricultura virtual eheheh

Obrigada a quem por aqui vai passando

Ahlka disse...

Ai ai a febre do facebook.... ;))
Olha, vê lá é se me arranjas pra lá umas couvinhas, bem fresquinhas e sem nitratos ;)
Bjitosssssssssssss

Zé do Cão disse...

Ai o Facebook... tira-me da frente esta senhora encantadora. Trocou-me por uns morangos já cheio de fungos.
Ou então sou eu cheio de fungos e caruncho que já não consigo merecer a sua atenção para o pé de bico.

Biquinhos, fresquitos chegadinhos da GALIZA.

Helena Teixeira disse...

Ai Pascoalita...continua perdida na quinta. Vou oferecer-lhe um GPS virtual :p

Aproveito e deixo um convite: Participe na blogagem de Maio do blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: Vamos ao Museu. Para tal, basta enviar um texto de máximo 25 linhas, 1 foto ilustrativa, o título e o link do blog para aminhaldeia@sapo.pt até dia 10/05. Pode escrever sobre o seu museu preferido ou monumento. Há boa disposição e prémios.

Jocas gordas
Lena

Laura disse...

É isso...perguntei-me; mas que raio, a piequena ainda andará lá prá quinta da vózinha dela a colher fruta, apanhar morangos? mas que rais, a miuda nem tem juizinho nem um tico, isto faz-se? deixa-se os amigos e corre-se para a virtualidade da quinta? ainda se fosses para uma sexta.. ai a menina..beijinho da laura

Carlos Costa disse...

Oh! Pena que a receita se tenha perdido.

Laura disse...

Isto é que se chama abandona rum belo blogue..ai a quintinha tá a dar lucro não é? pois. Beijinhos, laura

Helena Teixeira disse...

Ai Pascoalita má...
Trocou-nos por uma quinta...sniff sniff...

Logo agora que a Aldeia está com 1 novo visual e tudo. E também site novo: www.olhodeturista.pt

Jocas gordas
Lena

Laura disse...

cheira a mofoooooooooooooooooo
bota fora
abre o cabaz e deita receitas da tia práqui..
beijinho e bom feriado..laura