quinta-feira, julho 30, 2009

Jardim Oriental Buddha Eden


Um dos meus objectivos durante as férias deste ano era visitar o Jardim do Oriente, na Quinta dos Loridos na zona do Bombarral, propriedade do Sr. Comendador Joe Berardo.

Saímos de casa a meio da manhã e meia hora depois estava no Bombarral, onde com a ajuda de um habitante local facilmente demos com o local.

A Quinta é linda e é notório o esforço já despendido, mas apesar de não conhecer o projecto, há ainda muito a realizar.

Fiz algumas fotos que tenciono guardar para daqui a uns anos comparar com o resultado final, que pelo que observei acredito venha a ser bem interessante. Enquanto não volto, vou vendo este SlidShow...



Almoçámos no centro da vila e a seguir aproveitei para uma visita à bonita Igreja Matriz que não conhecia.





terça-feira, julho 28, 2009

Na impossibilidade de ir à horta ...



Sabemos a importância que o cultivo das terras tem para aqueles que viram no trabalho do campo o seu único sustento ao longo da vida e não deve ser nada fácil após várias décadas, verem-se privadas do contacto com a terra.

Por outro lado, a horta tem vindo a ganhar importância, até existindo actualmente campanhas de incentivo às comunidades no sentido do cultivo de produtos hortícolas para consumo próprio, e não me espantarei se um dia começarem a "nascer" pequenas hortas nas varandas e na zona central das avenidas dos grandes meios urbanos.

Numa breve visita que fiz a terras beirãs, achei imensa graça a estes 2 exemplares (uma cerejeira e uma couve galega) que entre pedras da calçada de granito se agarram à vida, com a preciosa ajuda da tia Adelaide que, impossibilitada de continuar a explorar a horta devido ao peso dos seus 85 anos, mantém assim a proximidade com a terra.

E para quem pensa que esta árvore tem um papel meramente decorativo, esclareço que foi cuidadosamente submetida a 2 enxertos, tendo produzido cerejas de boa qualidades que fizeram a delícia da dona eheheheh


domingo, julho 26, 2009

De novo em Tomar




Numa breve passagem por Tomar, em Agosto do ano passado, fiquei a lamentar não ter tido a oportunidade de visitar o Convento de Cristo.







Foi-me agora possível fazer a visita, mas confesso que fiquei muito triste ao constatar o elevadíssimo grau de degradação de um monumento tão importante.


A famosa janela manuelina e todo o convento em geral está coberto de musgo, necessitando de uma intervenção urgente com vista a restauro e sua conservação.





A cidade de Tomar, vista do alto do convento.












Como diz o ditado "cliente bem servido volta sempre" e nós, como clientes fieis que somos, cumprimos o ditado e almoçámos no restaurante já nosso conhecido e que faz jus ao seu nome de "Bela Vista" , admirando a beleza do rio enquanto íamos tomando a refeição.






Quando me preparava para deixar Tomar, fiquei agradavelmente surpreendida ao encontrar a Igreja de Santa Maria dos Olivais, uma arquitectura lindíssima e cujo interior é de uma singela e invulgar beleza. Adorei.







E depois de Tomar, lá seguimos a nossa viagem em direcção à Guarda, onde visitamos familiares e pernoitámos.



terça-feira, julho 21, 2009

Um "achado" na Régua ...


Se por qualquer razão o fim de semana não estivesse a decorrer da melhor forma, o que não era o caso, só o facto de finalmente ter descoberto, a 400km de casa, um estabelecimento que mantém o hábito de servir cerveja acompanhada de tremoços, já teria valido a pena o passeio no rio Douro!!!

Há meses que me venho queixando da dificuldade que actualmente existe em se encontrar na zona de Lisboa e arredores um sítio que ainda sirva a "imperial"acompanhada de um pratinho de tremoços como acontecia sempre, lembram-se? Até já me desabituara de beber cerveja, pois não gosto da de garrafa e está fora de questão bebe-la sem as deliciosas leguminosas ... minhoquices minhas eheheheh

Pois não é que no Domingo, chegámos ao cais da Régua, subimos a escadaria de granito sob um sol abrasador dispostos a entrar no primeiro Snack Bar e beber algo fresco.

A inevitável pergunta surgiu assim que entrei e fixei o olhar na torneira do famoso líquido dourado:

- Tem tremoços? E à resposta afirmativa da sorridente empregada, nem me ocorreu que ali talvez devesse pedir um "fino" ao jeito do Porto, em vez da "imperial" lisboeta. E menos de um minuto depois tinha à nossa frente 2 imperiais bem geladas e um pratinho dos douradinhos tremoços que devorei como se do melhor manjar se tratasse eheheh

Abstenho-me de revelar o nome do estabelecimento porque me constou que ASAE é a responsável pela privação a que estamos sujeitos, mas se passarem na Régua não deixem de visitar a "Pastelaria Sírius", junto à Biblioteca Municipal, pois além da simpatia do pessoal, ficarão surpreendidos com a excelente qualidade da pastelaria eheheheh


Passeio no Rio Douro


Já alguém viu um passeio ao Douro começar no Buçaco? eheheheh

Há muito que planeava fazer este passeio e ocorreu no passado fim de semana. Foram 2 dias excelentes e embora tenha regressado no Domingo à noite, só ontem tive oportunidade de passar as fotos para o PC.

Inicialmente estava previsto fazer a descida Régua/Porto, mas acabámos por fazer o contrário.
A concentração dos 2 grupos no total de 75 turistas foi em Mafra, cerca das 7 horas da manhã e após uma breve paragem no Buçaco e no Luso, fomos directos ao Hotel Imperial em Aveiro, cujo serviço recomendo vivamente.

Após o almoço tivemos direito a um passeio num moliceiro na Ria de Aveiro e dispusemos de algum tempo livre que aproveitamos para fazer umas caminhadas antes e depois do jantar.

Na manhã seguinte, Domingo, partimos para o Cais da Ribeira, onde apanhámos um Barco Rebelo e ao som da musica da canção "Porto Sentido de Rui Veloso, iniciámos a subida do rio Douro que duraria 7 horas até à Régua.

A sensação durante a subida das eclusas nas barragens de Crestuma/Lever e do Carrapatelo é indescritível e constituiu o ponto alto da viagem.




sábado, julho 11, 2009

Soneto "Os meus Amigos"



Amigos, cento e dez, ou talvez mais
Eu já contei. Vaidades que sentia:

Supus que sobre a terra não havia
Mais ditoso mortal entre os mortais!


Amigos, cento e dez, tão serviçais
Tão zelosos das leis da cortesia,

Que já farto de os ver me escapulia
Às suas curvaturas vertebrais.



Um dia adoeci profundamente:
Ceguei. Dos cento e dez houve um somente

Que não desfez os laços quase rotos.

-- Que vamos nós (diziam) lá fazer?
Se ele está cego, não nos pode
ver!...

-- Que cento e dez impávidos marotos.

(Camilo Castelo Branco)


sábado, julho 04, 2009

Parabéns, nina AFRICANA


Consciente das circunstâncias adversas que impedem que seja aquele fantástico Dia de Aniversário que mereces, faço votos para que passes o dia o melhor possível, e que a actual angústia se dissipe em breve e a Paz e a Serenidade regressem ao teu coração.

Um beijo de PARABÉNS !!!


quinta-feira, julho 02, 2009

"Excedi-me" ...

... terá sido a expressão proferida pelo Ministro Manuel Pinho para se desculpar do gesto que dirigiu ao deputado Bernardino Soares, em plena Assembleia da República e que lhe valeu a perda da pasta da Economia. Que palhaçada, digo eu! Mas que lindo "postal ilustrado da Nação", em directo para o Mundo inteiro!

Após um extenuante dia de trabalho, chegar a casa na esperança de finalmente me permitir abstrair do "caos laboral" a que diariamente estou sujeita, fixar o olhar no ecran e deparar-me com uma cena a lembrar "os robertos" do teatro ambulante que nos anos 60 do século XX calcorreavam aldeias, onde nunca faltava um "jumento" e por vezes também era exibido um par de cornos daqueles bem retorcidos devia, no mínimo, ter-me ajudado a descontrair ou mesmo provocar-me umas gargalhadas.

Mas em vez disso, e embora me considere dotada de bastante sentido de humor e de riso fácil, confesso que achei deplorável, ofensivo, revoltante e ultrajante! Considero mesmo que o que se passa na AR é uma afronta ao povo trabalhador deste país. Ou não será assim?

Alem disso, o "forçado" pedido de desculpas ao Parlamento, é insuficiente ... por que não extensivo ao povo português, que é o verdadeiro insultado?