domingo, dezembro 30, 2007

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Conto de Natal

A boneca de trapos


Aproximava-se o Natal naquele ano longínquo, numa aldeia beirã. Francisca, a menina da aldeia de quem vos falei no início deste Blog, completara recentemente 10 anos e estava longe de adivinhar que em breve receberia o seu primeiro e único presente em toda a sua infância! Muito menos podia adivinhar que tal facto a marcaria para sempre!

Recebera-a em silêncio das mãos da Tia Maria de Jesus que chegara da cidade com os primos para uma das muitas visitas relâmpago a casa da avó Matilde.
Lembra-se que foi junto à lareira e que sentiu tal emoção que não conseguiu articular palavra. Os seus olhos brilhavam de alegria! Ficara fascinada e logo resolveu baptizá-la de Lurdinhas, como a sua única amiga com quem partilhava os maus momentos porque os bons nem uma nem outra os conheciam.

Mas a alegria de Francisca não duraria muito tempo! Deslumbrada com a sua boneca, ia a pouco e pouco descuidando os afazeres domésticos de que era incumbida, dedicando-se entusiasticamente à nova vocação de costureira de minúsculos vestidos, chegando a destruir uma peça de vestuário da irmã para o efeito. E as ameaças não tardaram:

- Um dia queimo-te a matrafona! Dizia-lhe a mãe desesperada.
- Maldita a hora em que alguém se lembrou de te dar esse monte de trapos! Nunca mais cumpriste com os teus deveres!

E um dia a ameaça concretizou-se! Francisca mantinha sempre a boneca escondida numa velha caixa de cartão debaixo da cama onde dormia com a irmã mais velha. E uma tarde, ao chegar da quinta, onde durante toda a manhã ajudara a semear batatas, encontrou esta vazia! A sua linda boneca tinha desaparecido! Chorou e esperneou o resto da tarde, mas de nada lhe serviu. Nunca mais voltaria a ver a Lurdinhas!

Só algum tempo depois conheceu o seu trágico destino ... jazia no fundo dum poço com cerca de 10 metros de profundidade, junto com todo o tipo de lixo e detritos, incluindo animais mortos. Será por isso que ainda hoje, quase meio século decorrido, Francisca mantém um fraquinho por todo o tipo de bonecos?
Daquele episódio não guarda qualquer mágoa, retém apenas a lembrança e aceita o facto como inerente à sua desafortunada infância.

domingo, dezembro 23, 2007

Recortes de vida



Achei o CUBO da Ell do Bichinho de Conta muito fascinante e com a dica que me deu, foi fácil transpor para aqui a ideia. Coloquei fotos antigas com apenas uma minha actual e o conjunto ficou bonito.

Gostei tanto da ideia que um dia destes a vou repetir com outra gama de fotos mais recentes, talvez até inclua o padrinho :)

hostdrjack.com

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Natal em Paz

Que nossas mãos possam
ser portadoras de paz..
De afagos..
De carinho...
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos..
de bálsamos..
de alívio..
de força..
de luz...
Que possam ser espraiados na terra árida..
fazendo germinar o amor entre as pessoas..
Multiplicando cada melhor essência de nós..
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade..
Deixando-nos ver o sol que nasce..
Que rompe a noite..
Que se faz dia..
Que se faz belo..
Que se faz vida!
Que se chama amor...
(Jane Lagares)

sábado, dezembro 15, 2007

Vidas por um fio

A poucos dias do Natal deposita-se esperança na Estrela que este ano poderá brilhar, ou não! Tudo o que dependia dos homens foi e continua a ser feito. Mantêm-se vivas a e a Esperança.

De vez em quando parece ser necessário que ocorram incidentes para nos lembrarmos o quanto insignificantes somos. Há cerca de 3 semanas uma aparatosa queda de cavalo levava o coração de um pai a pulsar violentamente, temendo um desfecho trágico.

Agora inverte-se a situação ... o filho, ainda convalescente, aguarda junto à cabeceira do pai que a intervenção cirúrgica a que foi submetido de emergência, na sequência de um AVC, tenha sido o passo certo e decisivo, e que de novo os raios da estrelinha voltem a brilhar em seus corações ... se possível ainda neste Natal.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Presépios

Admirando presépios. Como não consigo escolher um ...






































terça-feira, dezembro 11, 2007

Parabéns, Laura!!!



Finalmente chegou o grande dia! Está tudo pronto para a FESTA, aguarda-se apenas a chegada dos convidados.

Laurita, faz deste dia um dia maravilhoso, fantástico, inesquecível! Onde apenas haja lugar para alegria e coisas boas.

Muitos miminhos ... Um beijo e siga a música!!!



















* Vida o poema *

A vida é um poema muito lindo
Se assim a quisermos fazer
Nem tudo serão rosas
Mas tudo faremos para vencer

Coisas más e coisas boas
Coisas tristes e alegres
Tudo se junta num bolo
Só temos de separar as pestes

A vida é o maior poema
Desde que nascemos até morrer
Mas enquanto a vivemos
Temos de aproveitar e fazer tudo para a merecer

Não vale a pena andarmos tristes
E se tristes estamos temos de nos alegrar
E com essa alegria contagiar os outros
Para do poema fazer algo de encantar

E se nos mantivermos alegres
Com essa alegria podemos ajudar
Todos os que quisermos
E que se deixem libertar
(Blue Heaven)

quinta-feira, dezembro 06, 2007

É bom ser assim recebida



Numa família de 9 Elementos (incluindo cadela e 4 gatos), a Nikita é a única a manifestar-se nos momentos da partida e chegada!

É assim que muitas vezes ela espera por mim. Parece saber o horário do autocarro, sai pela porta das traseiras para o quintal, sobe ao terraço, percorre o telhado e fica assim nesta pose.
Assim que me vê entrar o portão, desata a correr, fazendo o percurso inverso no maior alarido até que lhe abrimos a porta e me cobre de lambedelas.

Sabe tão bem,ao fim dum dia de trabalho ser assim recebida ...

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Uma piscina é que era !!!

Sempre ouvi dizer que muito elogio estraga o produto e é bem verdade! É por isso que estou sempre a por defeito na horta do meu "hortelão". Bem, há certas alturas do ano que até se esmera e o quintal fica um brinquinho, mas actualmente está muito desleixado!
Ampliando a foto tirada do fundo do meu quintal, veja-se como o terreno está coberto de folhas secas e hastes de árvores e além disso, está quase despido ... não se vê uma única couve galega, daquelas com que se faz o caldo verde!

Imaginem que há dias fui forçada a fazê-lo com folhas de couve tronchuda, das que se consomem pelo Natal que, a par dum pequeno rectângulo de nabiças, visível na foto ao lado, são os únicos 2 cantinhos viçosos! Pode uma coisa destas???


Quanto à horta propriamente dita, também está a perder qualidade! As couves supostamente tronchudas, ou penca de chaves, de tronchudas têm muito pouco, mais parecendo vulgares couves portuguesas.
Já lhe sugerie que arrumasse os utensílios e mandasse instalar ali uma piscina. Não seria boa ideia? eheheheh

sábado, dezembro 01, 2007

Licor de tangerina

Há algum tempo atrás referi aqui que, inspirada nas sugestões de receitas de licores do livrinho que adquiri no tal quiosque, tentaria a experiência.

Comecei pelo licor de tangerina. A cor ficou um pouco desbotada, talvez devido ao deficiente grau de maturação das tangerinas, mas o sabor posso garantir-vos que é excelente!!!

Receita:


12 tangerinas bem maduras
1 litro de aguardente
600ml de água
600g de açucar
1 pau de canela

Modo de fazer:

Cortam-se as cascas das tangerinas o mais fino possível e colocam-se num frasco de boca larga com a aguardente e o pau de canela, durante 1 mês. Durante esse tempo vai-se agitando o frasco (1 ou 2 vezes ao dia).
Lavam-se as cascas nos 600ml de água e leva-se esta ao lume com o açucar. Ferve durante 5 minutos, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se à aguardente.
Coa-se e engarrafa-se.

E pronto! Recomenda-se que a garrafa se mantenha fechada e deve ser bebido no Natal! Esta é a parte mais difícil da tarefa ... não garanto que chegue assim até lá eheheh