sábado, janeiro 06, 2007

Dia de Reis. O que significa?



Hoje é Dia de Reis Magos, Festa de Reis ou, mais tecnicamente, Epifania. Mas, o que exactamente significa essa data e a celebração ligada à ela? "É o dia em que Jesus se manifesta para outros povos", explica o professor de Teologia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) José Roberto Develar.

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.

Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo".

A designação "Mago" era dada, entre os orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os presentes ofertados ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra, isto é, prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei.

"A Bíblia não diz Reis, ela coloca como os `Magos vindos do Oriente´, e também não diz três, mas como Jesus recebeu três presentes, criou-se a tradição de falar que são três pessoas, cada uma dando um presente", desmistifica o professor.

Segundo a tradição, um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Quanto aos nomes dos três, o professor explica que tudo são suposições sem base histórica ou bíblica. Foi Beda, um cronista inglês que viveu entre 673 e 735 d.C., quem deu nome aos magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

Além das comemorações descritas acima, é hoje que as decorações são desfeitas. Os enfeites são retirados das árvores e as grinaldas são retiradas das portas.

10 comentários:

Laura disse...

Belchior, e significa que eram os Reis que iam adorar o Menino acabado de nascer na mangedoura, longe de casa e sem ter bens nem conforto.., e estava aquecido pela vaquinha e o burrinho...Eles sabiam que a estrela que os levou estava certa, foram adorar o Rei dos reis!!!!!
O cantar dos reis vem de quererem fazer uma vaquinha..pá mangedoura (bolso) deles ahhhh

Pascoalita disse...

Tb aprendi que era "Belchior"

Um "Bom Dia de Reis" :-)

Laura disse...

Dia de Reis, mas é hoje? Foi ontem, ou é amanhã? xi que já nem sei a quantas ando....

Pascoalita disse...

Dia 6 de Janeiro, Laurita! A data ainda não mudou, mas antigamente esse dia era feriado.

Anónimo disse...

E..por acaso não foi nesse dia que a tua patroa comprou bolo rei e reuniu todo o seu staff para comfraternizar??Não tava cá mas chegou-me aos ouvidos...Parece que te viram na linha da frente...com um largo sorriso ouvindo deliciada os agradecimentos de sua excelência pelos objectivos alcançados, será que ouvi mal??!

Pascoalita disse...

ihihihihih Andas a ouvir demais, nina africana ihihihihih
Só me verás na linha da frente qdo for pra festejar algo que valha a pena ... tu sabes o quê eheheheh

Laura disse...

Oxalá tenhas ouvido bem mana, a dar louvores à nossa nina, que bonito...Ela merece isso e muito mais, deve ser uma das poucas que se empenha lá na chafarica dela...Comeste bolo Rei atão mana?

Anónimo disse...

Claro que não comeu, ainda se engasgava e ia parar as urgências!e... "Só me verás na linha da frente qdo for pra festejar algo que valha a pena ... tu sabes o quê"...Nesse dia até eu bato palmas!!E aí sim vamos comer um ganda bolo e beber uma garrafita!

Pascoalita disse...

Nina africana, regista isto:
É nesse dia k apanho uma valente piela !!! eheheh

Laura disse...

Eu sei o quê, mas abstenho-me de comentar, e péra ai linda, esse dia ainda vai chegar....